Horários
Os batizados são realizados todo terceiro domingo do mês, após a missa das 10h.
Documentos necessários para inscrição de Batismo:
DOS PAIS:
– Cópia da certidão de nascimento da criança.
– Comprovante dos encontros de batismo.
– Taxa de R$ 40 | Valor sujeito a alteração sem aviso prévio.
DOS PADRINHOS:
– Comprovante dos encontros de batismo.
– Lembrança ou certidão do casamento religioso (se forem casados) OU
– Lembrança da Crisma (se forem solteiros).
– Pais e padrinhos de outras cidades devem trazer autorização de sua paróquia.
– A inscrição para o Batismo deve ser feita na secretaria paroquial até a quarta-feira anterior à data do batizado.
Encontros para pais e padrinhos de preparação para o batismo: informações na Secretaria Paroquial. Tel. (41) 3336-9550.
Normas para a Celebração do Casamento Religioso
1. Horários para casamento
Sábado: 17h e 20h. Para outros horários é necessário conversar com o padre.
2. Reserva
A pré-reserva é feita pelo padre, pessoalmente. A reserva deverá ser confirmada em até 10 dias, ou antes, se houver a procura da data por outro casal de noivos, estabelecendo assim a reserva oficial. O valor de reserva é de R$300,00. Taxa do casamento: R$ 800,00, para casamentos realizados em 2023. A taxa de reserva será deduzida desse valor e o restante deverá ser pago quando for dada a entrada no processo de casamento.
3. Processo de Habilitação
O processo deve ser feito 3 meses antes da data marcada, na paróquia onde reside a noiva ou o noivo, com a seguinte documentação:
* Batistério (noivo e noiva). Validade de 6 meses
* Xerox do RG (noiva e noivo) . Não é aceito outro documento.
* Comprovante de residência (noiva e noivo).
* Comprovante Curso de Noivos. Validade de 6 meses
Curso de noivos da paróquia falar com Sra. Deise Gomes: (41) 9983-7099.
* Declaração do cartório onde será realizado o casamento civil.
* Ficha de testemunhas duas pessoas. (abaixo) Se preferir baixe essas informações e a ficha em word, clicando aqui.
OBSERVAÇÕES
– A paróquia não celebra casamento civil junto com o religioso.
– A taxa de reserva não será devolvida em caso de desistência da data.
4. Profissionais
Profissionais de Foto/Filmagem, Decoração, Música e Cerimonial devem estar devidamente credenciados pela Arquidiocese de Curitiba. Apresentar a cópia da credencial dos profissionais junto com a entrega dos documentos. Para fazer o curso da Arquidiocese, os profissionais devem procurar Irmã Lúcia na Arquidiocese. Fone: (41) 2105-6300.
5. Normas de Organização
Cerimonial | Lembramos que a atuação desse profissional termina ao fazer as entradas na porta e só recomeça ao término da Celebração para fazer a saída. Somente a autoridade eclesiástica pode estabelecer normas, acrescentar ou retirar algo do Rito do Matrimônio. Antes de assumir qualquer compromisso, devem buscar informações na secretaria paroquial ou com a Pastoral do Casamento. Este procedimento poderá evitar conflitos, que só acarretam desgastes e aborrecimentos.
Horário | Haja pontualidade para não prejudicar a celebração e não ser cortada a entrada das testemunhas.
Somente três Entradas:
* 2 casais de testemunhas de cada lado (se houver atraso, não haverá entrada) e os pais dos noivos.
* Noivo
* Dama e Pajem (2 crianças acima de 5 anos) e a Noiva.
OBSSERVAÇÃO | As alianças devem entrar no dedo direito dos noivos.
Foto e Filmagem | Durante a Liturgia da Palavra deverão permanecer parados e após devem agir com discrição.
Músicas: Serão permitidas 06 músicas, somente sacras ou litúrgicas, sendo:
Música 1: entrada testemunhas e pais;
Musica 2: entrada do noivo;
Música 3: dama e pajem junto com a noiva;
Música 4: benção das alianças;
Música 5: assinatura;
Música 6: saída.
Pode ter clarinada na porta.
Salmo e Aclamação ao Evangelho, mediante pedido prévio.
*A lista de músicas para o casamento religioso deverá ser entregue até 30 dias anterior a data do casamento, no e-mail da Pastoral do Casamento, para que haja aprovação do Padre. E-mail: psjt_secretaria@hotmail.com
Decoração:
* Corredor: até 3 arranjos de cada lado com no máximo 1m e 50cm de altura, contando com a coluna.
* Altar: pode ser colocado na frente do ambão, na frente da mesa do altar e na frente de São José, com até 80 cm de altura, contando com a coluna.
* Pode ter velas e pétalas no corredor. Floricultura é responsável em acender as velas e deixar em ordem como encontrou.
* Arroz e pétalas na saída: não pode ser jogado em hipótese alguma nas dependências da paróquia.
* Horário de decoração: sempre no dia do casamento, 13:30h, pontualmente.
OBSERVAÇÃO: A noiva que marcar primeiro a data de seu casamento, tem prioridade em contratar a floricultura, mas deverá entrar em entendimento com a outra noiva, se tiver, quanto à ornamentação e divisão de valores.
Comunhão para os noivos | Poderão comungar os noivos que fizeram a 1ª Comunhão e que confessarem com o Padre da paróquia. A confissão deverá ser agendada, na semana do casamento, na secretaria da paróquia ou pelo telefone (41) 3336-9550.
Horário de atendimento Paroquial
Terça a sexta | 8h às 12h e 13h às 17h30
Sábado | 8h às 12h
Horário de Atendimento do Pároco
Confissões, bênçãos e aconselhamento espiritual
Terça a Sexta | 14h às 16h30
Sábados | 9h às 12h
Atendimento aos noivos
Sábado | 9h às 11h
NOSSO CONTATO
Endereço: Rua Major Heitor Guimarães, 1526 • Campina do Siqueira
Telefone e Whatsapp: (41) 3336-9550
E-mail: psjt_secretaria@hotmail.com
Secretaria: Rosilene Oliveira
Horário de atendimento do pároco para confissão:
Terça a sexta-feira: 14h às 16:30h
Sábados: 9h às 11h
Poderá ser agendada pelo telefone/whatsapp (41) 3336-9550.
Veja os horários das missas aqui.
HORÁRIOS DAS MISSAS
Segunda-feira
Missa e Novena de São José Trabalhador | 19h30
Terça-feira
Missa | 19h | Mães que oram pelo filhos
Quarta-feira
Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro | 19h30
Quinta-feira
Terceira quinta-feira do mês – Adoração Eucarística | 19h30
Sábado
Missa | 19h | Terceiro sábado – Novena ao Beato Giácomo Cusmano
Domingo
Missas | 8h, 10h e 19h